sábado, 19 de abril de 2008

Puxirum

Hoje é o dia do indío!
Não sei porque sou tão ligado na cultura indigena brasileira. Nao sei quando isso começou mas o certo é que sempre me pego aprendendo com os nossos ancestrais nativos.
Sou descendente de portugueses dos dois lados da minha árvore genealógica, isso nao impede que me envergonhe do que os nossos colonizadores fizeram com os donos da terra.
Existem alguns bravos guerreiros que ainda sobrevivem apesar do progresso, um deles é Kaka Wera, tive a felicidade de fazer uma oficina com ele e aprendi muito sobre a cultura e pricipalmente do jeito sábio de viver a vida. Um texto só sobre a oficina do Kaka já seria maravilhoso, entretanto hoje quero me ater a uma só palavra que ele me ensinou PUXIRUM.
Puxirum é fazer junto, construir junto, deriva dela a nossa palavra Multirão. Eu fico imaginando enquanto nosso progresso cultural, tecnologico e político evoluiu tanto. Continuamos buscando modelos para aprender a viver juntos,e ignoramos os nossos ancestrais que já sabiam como fazer isso ha muito tempo.
Existe também entre os índios um caminho quádruplo, isso varia muito pouco de uma tribo para outra. Esse caminho consite em 04 arquétipos : O guerreiro, O sábio, O curandeiro, O curumim. A força, a inteligencia, o amor e a alegria respectivamente. Eles acreditam que cada ação que fazemos precisa passar por cada um desses arquétipos...
Santa sabedoria, to tentando...

Nenhum comentário: