quinta-feira, 17 de abril de 2008

Presença

Estar presente é muito difícil! Ser presente é mais difícil ainda.
No corre-corre diário é quase impossível conseguir cumprir todos os compromissos, sejam de trabalho, familiares ou sociais. Mas não é desse tipo de presença que estou falando, estou falando de estar inteiro, de "corpo e alma" no instante presente. AS vezes , você está em um lugar, mas não está inteiro ali, está pensando em outras coisas ou outras pessoas e não desfruta do que está acontecendo. É claro que imprevistos acontecem, eu mesmo já me peguei no aeroporto esperando um voo atrasado em mais de 02 horas e fiquei muito furioso. Mas eu vivia reclamando que não tinha tempo pra nada. Passada a raiva inicial pensei vou estar presente. Vi um engraxate e me dirigi até a cadeira, pedi para que engraxasse meus sapatos que estavam bem surrados por sinal. Comecei um assunto perguntando quanto tempo ele trabalhava ali, Carlos me contou que já era engraxate desde os 12 anos de idade, não perguntei a idade, penso que devia ter uns 32 anos aproximadamente. Vinte anos de profissão calculei, me perguntei se eu seria capaz de fazer algo por tanto tempo. Logo disparei, Carlos você nunca quis fazer algo diferente?
Tipo outro trabalho? É, eu disse fazer outra coisa, ter outro emprego? Não! Eu adoro o que faço, estou sempre presente aqui. Pronto foi o que me chamou atenção, como assim, estou sempre presente aqui? Trabalho aqui e gosto, pronto, isso só seria suficiente. Quis investigar mais, como assim estar presente?
Olha só, estar presente para mim é um exercício, muita gente reclama do trabalho, do cotidiano, da vida, eu agradeço. Sempre aparece alguém, eu converso, deixo o dia daquela pessoa melhor, alias eu não engraxo sapatos, eu dou vida nova a eles.
Sabe, eu pego dois ónibus pra chegar no aeroporto, arrumo a cadeira, preparo minha caixa, compro o jornal e deixo arruamdinho para o cliente ler. Enquanto faço isso observo ritmo do aeroporto, as pessoas, os abraços na chegada, o choro na partida.
Então me dou conta, isso é a vida, o pulsar do momento presente. Tem gente que passa pela vida e não vive a sua própria, olha para todos os lados, menos pra si...
Eu adoro o que faço, eu vivo no presente e exercito minha presença.
Tive certeza de que era isso que eu precisava, viver o presente, desde esse encontro eu vivo buscando a presença onde estou.
E você está presente hoje?

Nenhum comentário: